sábado, 21 de abril de 2018

Escola Monsenhor Hildebrando realizou o I Seminário referente aos povos indígenas



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães realizou no dia 19 de abril, Dia do Índio, o I Seminário referente aos povos indígenas e teve como tema: “DESCOLONIZAÇÃO DO SABER: HISTÓRIA E MOBILIZAÇÃO INDÍGENA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL'', o referido foi ministrado por um membro da Comunidade Indígena Xucuru Kariri que fica localizada na fazenda Canto em Palmeira dos Índios-AL, sendo ele: Professor Cássio Junio Ferreira da Silva, graduado em História (licenciatura) pela UFAL, pós graduando em História do Brasil – UCAM e mestrando em Antropologia Social – UFAL.

O seminário contou ainda com a participação da professora Taysa Kawanny Ferreira Santos que abordou a temática:“UM NOVO OLHAR SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA EM ALAGOAS’’. A docente é mestra em Educação,  especialista em Ensino de História: Novas abordagens, especialista em Gênero e Diversidade na Escola, especialista em Estratégias Didáticas em Educação Básica com uso de TIC, graduada em história  e graduanda em Pedagogia.

É importante ressaltar que, desde 10 de março de 2008, que passou a vigorar a Lei Federal nº 11.645/08 - Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática“História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Não podemos esquecer que,todos nós somos brasileiros, independente de nosso pertencimento regional, de termos nascidos no interior, ou na capital.

Nessa perspectiva, a escola como espaço sociocultural e detentora de um saber coletivo, precisa ter a devida atenção em trabalhar as temáticas supracitadas, e desconstruir os preconceitos e mistificações que ainda permanecem arraigados no chão da Escola, em torno do negro e do índio. Para que nossos discentes, se apropriem desse saber subscrito na referida Lei e percebam que todos nós somos brasileiros, índios e não-índios, uma vez que, na base formativa de nossa sociedade tem uma imensa contribuição das etnias negras e indígenas. 

Aproximadamente 1000 discentes participaram do seminário, sendo eles, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (anos finais). A Equipe Gestora realizou o evento em quatro momentos com o objetivo de facilitar a explanação do tema, de modo que, os estudantes pudessem assim tirar suas dúvidas. O momento foi profícuo, afirmou a equipe gestora que assumiu o compromisso de que irá continuar trabalhando com o que determina a Lei nº 11.645/2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário