sábado, 21 de abril de 2018

Alunos da Escola João Fernandes Viera Filho refletiram sobre o Dia do Índio



No dia 18 de abril, refletindo sobre o Dia do Índio (19), a Escola João Fernandes Vieira Filho, atendendo a Lei de nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera o artigo 26 – A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituindo a obrigatoriedade do estudo de história e cultura indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados.

A Escola, preocupada com os preconceitos e invisibilidade dos povos indígenas, que ainda estão arraigados no chão das Instituições de Ensino no Brasil, ofertou uma excelente palestra, ministrada pela Profª. Mestra Taysa Kawanny Ferreira Santos, com a temática – Um Novo Olhar sobre a História Indígena em Alagoas.

A palestrante abordou a temática, enfatizando a imagem que ainda fazemos dos povos indígenas, desmitificando e desconstruindo os estereótipos que ainda guardamos no nosso inconsciente coletivo. Que nenhuma sociedade é estática, e tudo muda, e que os povos indígenas obedecem às mudanças socioculturais, sem perder suas identidades. Bem como é importante, conhecermos os povos indígenas que habitam nas terras alagoanas; a exemplo  dos Cariris-xocós; Xucurus-cariris; Wassu cocal; Jeripankó;  Kalancó, dentre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário