sexta-feira, 23 de junho de 2017

Alunos da Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho visitaram os monumentos históricos de Penedo


Alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes Vieira Filho visitaram no último sábado, dia 17 de junho, os monumentos históricos da cidade Penedo/AL. A viagem faz parte do Projeto Alagoas 200 anos e teve como objetivo levar os alunos a conhecerem o primeiro povoado de Alagoas, Patrimônio Histórico Nacional, reconhecida pelo Iphan em 1996; Refletir sobre a importância dos monumentos históricos como guardiões da história nacional e Compreender a relação entre memória e história como parte da ação do homem.

Fundada no século XVI às margens do Rio São Francisco, pelo donatário Duarte Coelho. Penedo guarda um preservado centro histórico tomado por museus e igrejas dos séculos XVII e XVIII. "Os discentes precisam entender que um patrimônio histórico é guardião de uma belíssima história cultural que evidencia as mentalidades de uma época"; relatou o professor idealizador do projeto – José Benedito da Silva.

A História estuda o processo de mudanças ocorridas nas sociedades. Incluem-se aí as mudanças em vários campos da sociedade. Mas a história não estuda apenas as mudanças; estuda também as permanências, ou seja, aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou ou mudou pouco. Exemplos disso são as construções presentes em algumas cidades brasileiras. 

O conhecimento histórico precisa ultrapassar os muros da Escola e ter como paradigmas outras fontes de pesquisas, o aluno que pesquisa - in loco – é um aluno capaz de entender que os conhecimentos são frutos de oportunidades, que possibilitam a construção de novos conhecimentos.

Após a visita aos monumentos históricos: Casa do Penedo, Museu do Paço Imperial, Igreja da corrente, Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, Igreja de São Gonçalo, Praça Barão de Penedo, Casa da aposentadoria, Mirante da rocheira e Igreja de Nossa Senhora do Rosário (matriz), os alunos tiveram a oportunidade de passear de barco saindo de Penedo até Santana do São Francisco (Carrapicho), onde tiveram a oportunidade de visitar o mercado de artesanato em barro. Logo após, continuaram o passeio onde passaram em frente aos rochedos que deram origem ao nome da cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário