terça-feira, 11 de abril de 2017

Vereadores debatem Políticas Públicas para pessoas com deficiência


Nesta segunda-feira, dia 10 de abril, a Câmara de Campo Alegre, realizou uma reunião com a proposta de discutir melhorias ao acesso das pessoas com deficiência no município, além de avaliar o que foi, está sendo, ou será feito em termos de políticas públicas para esta parcela da população.

Entre os presentes para discutir sobre o tema estavam a Presidente da Câmara Municipal, vereadora Kelly Guimarães (PSB),  as vereadoras Jeane Nascimento (PSDB) e Rejane da Silva (PSDB) e os vereadores Jura (PSDB), Alan do Lucinho (PHS) e Toinho (PMDB), além do Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre (ADEFICAL), Ramilson Alexandre, da Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado, Izabella Correia, da Psicóloga Anne Caroline, da Técnica da Educação Especial e Inclusiva do município, Gilvânia da Paz e do Monitor de Braile, Francisco dos Santos.

Na ocasião a Técnica da Educação Especial e Inclusiva do município, Gilvânia da Paz, informou o número de alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino, que soma um total de 177.

A Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado, Izabella Correia, também apresentou o número de alunos matriculados no referido Centro, que são atualmente 81. Importante ressaltar o trabalho dessa instituição, a qual disponibiliza atendimento voltadas para as áreas especiais, de deficientes físicos, de deficientes visuais, surdos, altas habilidades e deficientes intelectuais, o que contribui para o efetivo processo de inclusão dessas pessoas com deficiência na escola e na sociedade.

A Comissão de Saúde da Casa Legislativa se comprometeu em realizar visitas as Unidades Básicas de Saúde do município e fazer o levantamento dos números atualizados de pessoas com deficiências residente em cada área.

O Presidente da ADEFICAL, Ramilson Alexandre, esteve pedindo a colaboração dos vereadores e da população para ajudar na aquisição de materiais para a instituição para que em breve os atendimentos sejam realizados na garantia com pessoas com deficiência. Ramilson ainda esteve apresentando uma ideia para que seja realizada uma audiência pública para que sejam debatidos neste evento assuntos inerentes à defesa dos direitos da pessoa deficiente.
A presidente da Câmara Municipal, Kelly Guimarães, considerou muito importante a reunião, que segundo ela,  mostrou uma demanda que precisa ser observada com carinho especial e atendida o quanto antes. A vereadora  assegurou que o Legislativo Municipal, estará sempre procurando apresentar e votar em projetos e ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências. "As portas da Câmara Municipal estão abertas para quaisquer tipos de reclamações, pedidos e sugestões. O Parlamento Municipal é a Casa do Povo de Campo Alegre”, declarou Kelly. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário