sexta-feira, 14 de abril de 2017

Tradicional missa de Lava-pés abre Tríduo Pascal na igreja Bom Jesus dos Aflitos em Campo Alegre


Na noite desta quinta-feira (13), católicos campo-alegrenses celebraram a grande solenidade do Tríduo Pascal, uma celebração que se inicia na Missa da Ceia do Senhor, quando se celebra a instituição da Eucaristia e do sacerdócio e se recorda o gesto do lava-pés.

O Padre Cristiano Firmino Nóia presidiu  a Missa da Santa Ceia do Senhor e Lava-pés que reuniu vários  fiéis na Igreja Bom Jesus dos Aflitos em Campo Alegre. Na solenidade de lava pés, lembrou o ato de humildade de Jesus Cristo, na Última Ceia.

No Lava-pés, 12 fiéis da comunidade são escolhidos para representar os 12 apóstolos, que na Última Ceia de Cristo tiveram seus pés lavados.

A cerimônia marca o início do Tríduo Pascal, conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa. A celebração abre o período que relembra o mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo. A semana começa no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

A cerimônia faz parte da programação da Igreja Católica na Semana Santa e recorda o que está no evangelho de João.

QUINTA-FEIRA SANTA

É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos Seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata (Jo 13,1-15). Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como Sua eterna memória, e em Seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou Consigo três discípulos, e começou a Sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.
É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário