A Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho, localizada no Povoado
Chã da Imbira, realizou no dia 12 de abril a II Edição da Gincana de Páscoa que
este ano teve como tema: Vivenciando Valores; atividades culturais, provas
de arrecadação de alimentos e provas surpresas foram realizadas.
Discentes, docentes e toda comunidade escolar estiveram envolvidos no
evento. A arrecadação de donativos foi o ponto alto, onde na oportunidade foi
arrecadada uma tonelada de alimentos não perecíveis, foram montadas várias
cestas básicas e distribuídas no Povoado Chã da Imbira e comunidades
adjacentes, mais de setenta famílias foram beneficiadas.
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do educandos em
diversos aspectos, sobretudo quanto às diferenças sociais que estão presentes
na comunidade. Sendo assim, é de fundamental importância promover momentos de
discussões sobre dignidade humana, igualdade de direitos, recusa categórica de
formas de discriminação e a importância da solidariedade. Diante dos problemas
que a nossa sociedade vivencia, a escola tem como expectativa lutar contra as
exclusões, contribuindo para a promoção de todos os alunos, distantes, mas como
prática efetiva do momento.
De acordo com a instituição de ensino os objetivos da gincana foram:
• Conscientizar aos alunos em relação à realidade social;
• Conscientizar aos alunos em relação à realidade social;
• Insistir no valor e na necessidade da cooperação local;
• Incentivar a participação solidária de alunos, professores, funcionários e
toda a comunidade escolar;
• Promover a organização e participação dos alunos na gincana;
• Promover integração através de atividades culturais e recreativas e Vivenciar
os valores humanos no cotidiano.
A comissão de Ética teve como atribuição analisar e emitir parecer, bem como garantir que os objetivos e princípios da GINCANA DE PÁSCOA – VIVENCIANDO VALORES fossem cumpridos , sempre tendo em suas decisões um caráter pedagógico e/ou disciplinar e avaliativo, os princípios da gincana foram: Educação; Responsabilidade; Organização; Cooperação; Integração; Participação; Disciplina e Vivência de valores.Os alunos fizeram parte das equipes, respeitando suas turmas, ou seja, cada turma representou uma equipe com seu respectivo valor: Amor, Verdade, Paz, Ação correta e Não violência; todas as equipes tiveram professores “coordenadores”, que são os respectivos professores regentes, as equipes tiveram um capitão que foi definido por cada equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário