quinta-feira, 20 de abril de 2017

Campo Alegre já tem implantando o Prontuário Eletrônico em algumas UBSs


Com o Prontuário, os profissionais de saúde terão o histórico dos pacientes atendidos na atenção básica, com o diagnóstico, exames e atendimentos

O Prontuário Eletrônico Cidadão, por determinação do Ministério da Saúde (MS), deve ser implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com ele, os profissionais de saúde terão o histórico dos pacientes que são atendidos na atenção básica, com informações sobre diagnóstico, exames e atendimentos.

Por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão, será possível ter maior controle sobre os investimentos em saúde. Ele também irá apresentar o histórico das consultas.

No município de Campo Alegre existem 03 UBSs que já usam o sistema. Unidades Básicas de Saúde: José Egídio dos Santos (PSF 14 e 16), Luiz Vieira Temóteo (PSF 02) e Arnóbio da Rocha (PSF 03). 

De acordo com a secretária de saúde, Tamiris Santos, são projetos pilotos, ainda em fase de acompanhamento, acrescentou afirmando que, o município tem o prazo de até o final do ano para que sejam implantadas em 100% das UBSs, mas podendo esse prazo ser prorrogado.

Com a implantação desse novo método é possível se verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional permite que o Ministério da Saúde verifique online como está sendo investido cada real do SUS na saúde do brasileiro.

Em Alagoas, quatro cidades já estão com o PEC implantado em todas as equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Jequiá da Praia, Murici, Mar Vermelho e Pindoba já estão utilizando a ferramenta. Coruripe, Penedo, Igaci, Palmeira dos Índios, Campo Alegre e Teotonio Vilela estão em fase de implantação do processo de informatização segundo o Consems/AL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário