domingo, 5 de março de 2017

Serviço de Atendimento Domiciliar já funciona em Campo Alegre e mais treze cidades do Estado de Alagoas


O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) já está em funcionamento na cidade Campo Alegre e mais doze cidades, Atalaia, Arapiraca, Girau do Ponciano, Junqueiro, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.

O programa tem como foco o atendimento a pacientes que estão em condições estáveis, mas necessitam de uma atenção especializada e podem receber a assistência em suas próprias residências, sem que necessitem estar hospitalizados.

Até o final deste ano, de acordo com cronograma elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Serviço de Atendimento Domiciliar deve ser expandido para todos os municípios alagoanos que possuem mais de 40 mil habitantes. Para isso, a equipe técnica da Sesau está preparada para prestar assistência e orientação aos municípios.

“Com a implantação do Serviço de Atenção Domiciliar, o paciente pode ser encaminhado para sua residência, onde será acompanhado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde do Município. Para isso, a gestão estadual de saúde trabalha para prestar assistência técnica e estimular a implantação do serviço”, explicou a responsável técnica pelo SAD na Sesau, Aline Moraes.

Estrutura – As equipes que atuam nas residências são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de outros profissionais, conforme a necessidade. O paciente é avaliado por uma equipe médica que entra em contato com os representantes do SAD de cada município.

“O SAD é importante, pois diminui a institucionalização do paciente, aumentando seu conforto e, ao mesmo tempo, liberando leitos hospitalares que podem ajudar outras pessoas”, destacou Aline Morais. Ela reforça que este serviço é importante, porque assegura que os pacientes fiquem próximos de seus familiares, representando uma ação de humanização, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário