segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Representar é está presente: Confira a atuação parlamentar do vereador Jura (PSDB) durante o mês de outubro de 2016


Após ter sido reeleito pela sexta vez consecutiva com 772 votos, o vereador Jura (PSDB), continua trabalhando em prol do povo campo-alegrense. Acompanhamos de perto o vereador durante o mês de outubro em suas atividades parlamentares. Foram 31 dias bastante movimentados com participação em diversas reuniões, eventos e sem contar na sua presença diária na Câmara Municipal de Campo Alegre. 

O vereador Jura que este mês esteve apresentando  a indicação nº. 054/2016 solicitando a implantação de turmas do (EJA) no horário diurno em nosso município. 

Vereador Jura "Sempre Servindo" - Abaixo você irá conferir registros de um vereador atuante e participativo, sempre buscando contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população do município de Campo Alegre. 


 Atuação parlamentar durante o mês de outubro de 2016. 


Dia 04 de outubro - Cumprindo com o dever de representante da sociedade campo-alegrense, o vereador Jura  participou da reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como pauta ofícios enviados ao Instituto Céu Aberto e Secretaria de Finanças, documentação AMACA para renovação de inscrição junto ao CMDCA, e presença da Secretária de Educação Neide Granja, para falar sobre a Rede Primeira Infância. O último assunto tratado foi sobre a Oficina do Programa Amigo de Valor.




Dia 06 de outubro - Jura participou da reunião ordinária do Conselho de Acompanhamento e Controle Social- CACSFUNDEB.
Constaram na pauta diversos ofícios recebidos, sobre liberação de recursos, ofício do Poder Judiciário dando ciência da tramitação de feito, ofício da SEMED encaminhando ofício do INEP, e convite da Escola João Fernandes Vieira.
Como também os conselheiros debateram, sobre os possíveis prejuízos que, a aprovação da PEC 241, trará a educação.





Dia 07 de outubro - O vereador Jura como representante do Poder Legislativo, participou da reunião, com a Equipe Técnica, e Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação- PME.
Na oportunidade foi aprovado, que além das reuniões ordinárias que acontece toda sexta feira pela manhã, serão realizadas reuniões extraordinárias para cumprimento do prazo da avaliação.




Dia 11 de outubro - Em mais um dia trabalho, esteve participando como representante do Poder Legislativo, da reunião ordinária do Conselho de Segurança do Município de Campo Alegre.
Na oportunidade foram discutidos diversos assuntos relacionados a segurança: 1° - Ofícios 014, 015, 016/2016, solicitando aquisição de materiais para funcionamento do Conselho. 2° - Escolha e eleição de novos conselheiros, e diretoria em janeiro de 2017. 3° - Sistema de Monitoramento. 4° - Comunicação dos Conselheiros.





Dia 07 de outubro - O vereador Jura como representante do Poder Legislativo, participou da reunião, com a Equipe Técnica, e Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação- PME.
Na oportunidade foi aprovado, que além das reuniões ordinárias que acontece toda sexta feira pela manhã, serão realizadas reuniões extraordinárias para cumprimento do prazo da avaliação.


Dia 20 de outubro - Seu compromisso como representante da sociedade Campo-alegrense, foi participar da reunião da Equipe Técnica da SEMED, e Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação.



Dia 21 de outubro -  Participou da assembléia geral do grupo de Idosos, onde na oportunidade, foram escolhidos, o senhor Moura, e dona Benedita para representá-los no Conselho Municipal do Idoso.
Ainda aconteceu a comemoração dos aniversariantes dos últimos três meses, com muito doces, salgados, bolo e forró.



Dia 25 de outubro - O vereador Jura  acompanhou o Conselho de Alimentação Escolar - CAE, na visita as Escolas e Creche do Distrito de Luziapólis.
Na oportunidade os conselheiros verificaram o armazenamento, preparação, qualidade e quantidade, da merenda ofertada aos alunos da Rede Municipal de Ensino, também foram entrevistados merendeiras, e alunos sobre a aceitação da merenda.A Vigilância Sanitária Municipal, também estava colhendo amostra da água, usada pelos alunos, para análise



Dia 26 de outubro - O vereador Jura visitou a Escola Monsenhor Hidelbrando e esteve acompanhando  o brilhante 3° Encontro de Conhecimentos.
Jura destacou que  foi de grande valia para à aprendizagem de todos os alunos envolvidos, e para os visitantes que puderam ficar informados sobre diversos assuntos relacionados ao nosso dia a dia.



Dia 27 de outubro -  O vereador participou de um momento que proporcionou um dia de muitas atividades voltadas para os idosos do município. Uma grande ação foi montada através da parceria entre as secretarias municipais da Mulher, Juventude e do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania, Secretaria Municipal de Saúde, Fundo de Aposentadorias e pensões – FAPEN, e o Conselho Municipal do Idoso.




Dia 27 de outubro -  Participou da reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação -CME, que teve uma pauta bastante extensa, com diversos ofícios recebidos e expedidos, convites, nota técnica, comunicações interna, encaminhamento de processos, e relatório.

Na ordem do dia constaram: 
Apresentação do parecer n° 06/2016 que trata da regulamentação do Ensino Fundamental de 9 anos.
Apresentação das indicações dos nomes que concorreram, à Honra ao Mérito Educacional edição 2016.




Dia 31 de outubro - Esteve participando da reunião ordinária do Conselho do Fundo de Aposentadoria e Pensão-FAPEN do Município de Campo Alegre.Na pauta constaram diversos assuntos: • Ofício 084/2016 RPP encaminhando balancetes; • Convite para festa do Idoso; • Solicitação da escolha de dois representantes dos aposentados para representar o segmento no Conselho Municipal do Idoso.




Dia 31 de outubro - REPRESENTAR É ESTÁ PRESENTE, com essa frase destacamos mais uma ação do  vereador Jura que esteve presente da aula inaugural do Programa Mulheres Mil, no CESCA.
O programa será executado pelo Instituto federal de Alagoas - IFAL, em parceria com prefeitura de Campo Alegre, oferecendo três cursos à 140 mulheres, sendo:
 • 70 vagas para costureira industrial; • 35 vagas para costureira de lingerie, e moda praia; • 35 vagas para salgadeira.O vereador frisou que com certeza a realização destes cursos trará novas oportunidades para geração de empregos e renda em nosso município.














Programa Mulheres Mil realizou aula inaugural de cursos ofertados em Campo Alegre



Nesta segunda-feira 31 de outubro, o Instituto Federal do Alagoas (Ifal), em parceria com a Prefeitura de Campo Alegre realizou a aula inaugural de cursos do Programa Mulheres Mil, no município. A aula inaugural aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e contou com a participação das 140 mulheres campo-alegrenses que estarão cursando os cursos oferecidos que são: Salgadeira, Costureira industrial e Costureira de lingerie e moda praia. O programa gratuito procura por mulheres em situação de vulnerabilidade social e elas ainda recebem um auxílio financeiro. 

Na abertura do evento as secretárias municipais Isys Roberta, Neide Granja e Jane Meire Matias, quando usaram da palavra destacaram a importância da oferta dos cursos no município, como forma de qualificação para as mulheres que terão uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. 

A dona de casa e agora cursista Suely Lourenço falou em nome das demais beneficiárias dos cursos, e disse da importância do IFAL em parceria com a prefeitura ofertar os cursos para as mulheres campo-alegrenses. “Estou muito feliz por fazer esse curso, espero que todas as minhas colegas aproveitem como eu, pois vou aproveitar essa oportunidade até o fim”, destacou. 

O programa e a metodologia dos cursos foram apresentados pela representante do IFAL no evento, Lucília Araújo, que destacou que o processo de seleção das cursistas passou por critérios do programa, e que as participantes receberão uma ajuda de custo para custeio das despesas durante os cursos. 

Ainda durante o evento foi exibido um vídeo institucional onde várias mulheres testemunharam seus exemplos de sucesso através do Programa Mulheres Mil.

O evento contou com as presenças das secretárias municipais, Isys Roberta (Assistência Social), Jane Meire Matias (Mulher, Juventude e Idoso), Neide Granja (Educação), Maria Helena (Adjunta de Assistência social), as vereadores Jeane Nascimento e Kellyn Rafaella, o vereador Jura, o secretário municipal de agricultura Leonardo Monteiro e a chefe de gabinete Luciana Ferreira.








Com: Blog do Márcio José


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Escola Miguel Matias realiza Soletrando com jovens e adultos


Alunos da Escola Municipal de Atenção Básica Miguel Matias, no município de Campo Alegre, turno noite, vem durante os últimos dias participando de uma disputa organizada pela professora Andreza Silva de Língua Portuguesa, com o apoio da Coordenação Pedagógica.

Esses alunos, que pertencem à Educação de Jovens e Adultos (EJA), protagonizaram momentos divertidos e de rica aprendizagem sobre a Língua Materna.

A competição pedagógica ''Soletrando'' envolveu estudantes de quatro turmas do noturno. Participaram alunos de 16 aos 50 anos de idade. 

Direção, professores e coordenação pedagógica estiveram envolvidos no projeto. O objetivo foi trabalhar de maneira lúdica as palavras. O projeto Soletrando visa conscientizar os alunos do EJA da importância da escrita correta, como meio para ampliar seu conhecimento, facilitar sua comunicação e formar a base para o próprio processo de aprendizagem, através de uma competição saudável. O banco de palavras foi elaborado pela professora da própria disciplina de Língua Portuguesa.

A primeira fase do Soletrando aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro e a final acontecerá dia 03 de novembro. 

A escola atende a 350 estudantes na EJA. O diretor Luciano Torres e a coordenadora pedagógica Irisdelma Gomes destacaram o empenho dos estudantes e a colaboração dos profissionais da escola na realização do projeto.








quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Guarda Municipal prende homem que ateou fogo na casa da avó em Campo Alegre

Suspeito estava armado com espingarda de fabricação artesanal

Um homem suspeito de atear fogo a residência da família e tentar contra a vida da própria avó, foi preso na madrugada desta quinta-feira, dia 27, no Distrito de Luziápolis, município de Campo Alegre.

Carlos Daniel dos Santos, de 18 anos, fugiu depois do crime, mas estava sendo procurado pela Guarda Civil Municipal.

O homem foi encontrado escondido dentro da casa incendiada. De acordo com a GM, o suspeito estava armado com uma espingarda do tipo ‘soca tempero’, de fabricação artesanal. Ele ainda é acusado de usar a arma para ameaçar moradores do Distrito.

O jovem já tem passagem pela polícia por outro crime. Carlos Daniel foi encaminhado à Delegacia de Campo Alegre, onde deverá ser ouvido e autuado por tentativa de homicídio e crime de incêndio em casa destinada a habilitação.


Com: Alagoas Web

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Em Luziápolis neto é acusado de atear fogo na casa da própria avó

Mulher foi socorrida passando mal, mas sem ferimentos

Um homem de identidade ainda desconhecida, está sendo acusado de atear fogo a casa da família, no Distrito de Luziápolis, em Campo Alegre. O suspeito teria a intenção de destruir o imóvel e matar a própria avó, depois de uma suposta discursão entre eles.

De acordo com a comunidade local, a idosa estava dentro de casa, quando teve início o incêndio, “ela foi socorrida pelos vizinhos, estava passando mal, mas não ficou ferida”, informou um morador do Distrito.

Ainda segundo os vizinhos, o suspeito seria usuário de entorpecentes. A informação ainda não foi confirmada pela polícia, que realiza buscas na intenção de prender o homem. Ele fugiu do local logo após o crime.


Com: Alagoas Web

Indicações e Projetos movimentam a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Campo Alegre


Os vereadores do município de Campo Alegre se reuniram em mais uma sessão ordinária na manhã desta quarta-feira, dia 26 de outubro, no Plenário Sebastião de Oliveira Gomes. 

A sessão, que mais uma vez foi presidida pela vereadora Jeane Nascimento (PSDB), foi marcada pela aprovação de 03 (três) indicações, a entrada de 03 (três) Projetos de Lei, 01 (um) Projeto de Decreto Legislativo e dos discursos dos vereadores que usaram a tribuna do parlamento municipal.

Foi aprovada a indicação nº. 052/2016 de autoria do vereador G. Correia (PP), solicitando a construção de uma Praça na frente do Estádio de Futebol do Povoado Chã da Imbira.

O vereador G. Correia também teve aprovada a indicação nº. 053/2016 onde solicita a implantação de uma extensão do Ensino Médio no Povoado Chã da Imbira.

Já o vereador Jura (PSDB), teve aprovada a indicação nº. 054/2016 solicitando a implantação de turmas do (EJA) no horário diurno em nosso município.

Entrou em apreciação para aprovação o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Zé Braz (PMDB) que concede Título de Cidadão Honorário do município de Campo Alegre ao empresário e agropecuarista, senhor Francisco Eduardo Medeiros de Albuquerque, "Dudu Albuquerque'', pelos relevantes serviços prestados a comunidade campo-alegrense.

Ainda deu entrada na casa três Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal que estão em apreciação pelas comissões permanentes da Câmara. Foram eles:

• Projeto de Lei nº. 022/2016 – Altera a denominação de Escolas Municipais e dá outras providências.

• Projeto de Lei nº. 023/2016 – Dispõe sobre o processo de transição no Governo Local, a instituição de equipe de transição pela candidata eleita para o cargo de prefeita municipal e dá outras providências.

• Projeto de Lei nº. 24/2016 – Dispõe o acesso à informação previsto no inciso XXXIII, do CAPUT, do art. 5º, no inciso II, do parágrafo 3º, do art. 37 e no parágrafo 2º, do art. 216, da Constituição Federal e dá outras providências.

Em seguida usaram a tribuna do parlamento municipal os vereadores: Van do Careca (PSDB), Jura (PSDB), Kellyn Rafaella (PSB), G. Correia (PP), Zé Braz (PMDB), Abelardo Paiva (PRP) e Jeane Nascimento (PSDB).

Em virtude de na próxima quarta-feira ser feriado de finados, a próxima sessão da Câmara Municipal de Campo Alegre será realizada no dia 09 de novembro em horário regimental.




terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nova Câmara: Apenas 04 representantes no Legislativo Municipal nasceram em Campo Alegre


Um levantamento feito pelo Blog do Rômulo Melo com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que dos 15 vereadores eleitos em Campo Alegre para a próxima legislatura, apenas quatro são nascidos aqui na cidade, são eles: José Benderlak (Lakinho), Neno do Escorrega, José Antônio (Toinho) e Josevan Batista (Van do Careca).  

Trata-se de um dado curioso. Mas não há exigência nenhuma em relação a isso. O vereador precisa ter apenas o domicílio eleitoral onde se candidata.

Confira a lista de vereadores eleitos em Campo Alegre e sua naturalidade:

• Alan do Lucinho - Maceió
• André Nascimento - Maceió
• G. Correia - São Miguel dos Campos
• James Valério (Miolo) - Maceió
• Jeane Nascimento - Maceió
• Jura - Atalaia
• Kellyn Rafaella - Arapiraca
• José Benderlak (Lakinho) - Campo Alegre
• Neno do Escorrega - Campo Alegre
• Rejane - São Miguel dos Campos
• José Antônio (Toinho) - Campo Alegre
• Valdilene Simplício - Arapiraca
• Josevan Batista (Van do Careca) - Campo Alegre
• Arquelino Cezar (Véio Popó) - Maceió
• Zé Braz - Junqueiro.




Jovens campo-alegrenses entram na reta final de preparação para o Enem


A união de professores de escolas públicas e privadas fez surgir um projeto no município de Campo Alegre que visa reforçar o processo de ensino aprendizagem de alunos.

O Cursinho denominado ‘’ENEM de Bandeja’’ ofereceu durante os últimos três meses aulas preparatórias para estudantes que estão se preparando para realizar a prova este ano do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM/2016.

As aulas que acontecem sempre aos domingos no Colégio Recanto Feliz, serão ministradas até as vésperas das provas que ocorrerão nos dias 5 e 6 de novembro de 2016.

No último domingo (25), os alunos do curso responderam a um simulado contendo 85 questões e fizeram redações no estilo das provas do ENEM.

Além das aulas de conteúdo preparatório para o ENEM e o simulado que foi realizado, os alunos no próximo domingo, dia 30 de outubro, terão um Aulão de Revisão onde todas as disciplinas serão trabalhadas dando dicas para a prova dos dias 5 e 6 de novembro.

A Coordenação ainda informou que os alunos que não são do cursinho e estiverem interessados a dar uma última revisada nos assuntos, irão pagar apenas a taxa de R$ 10,00 para assistir a última aula antes do ENEM.

Cartão de confirmação

Mesmo com tanta expectativa por parte dos alunos para a realização do exame, alguns ainda não acessaram o cartão de confirmação para saber o local e o horário da prova do Enem.

O cartão oferece informações pertinentes para o candidato, como a hora e o local de realização das provas; a opção de língua estrangeira; e o número de inscrição no exame.

Para conferir o documento, o candidato deve acessar o site do exame, informar o número do CPF e a senha na página do participante.






Campo Alegre decreta situação de emergência por conta da seca



A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, decretou situação de emergência em virtude da seca. O decreto autorizando medidas para conter os efeitos da estiagem foi publicado na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do Estado.

O decreto leva em consideração o agravamento da estiagem no município, que deixou em situação crítica os reservatórios da cidade e também prejudicou a produção agrícola da cidade, trazendo sérios prejuízos econômicos.

“o período de estiagem seguido da pluviosidade abaixo da média normal para o período, na condição de desastre cíclico, contribui para intensificar os desequilíbrios inter-regionais e desencadeia numerosos desastres secundários de natureza humana, como desemprego, fome e desesperança”, destaca um dos trechos do decreto.

Pelos próximos 90 dias, prazo de validade deste decreto, o Executivo fica autorizado a se valer da legislação vigente para que possa atender às necessidades resultantes da situação declarada dentro dos limites de sua competência. Caso haja necessidade, o município pode renovar o decreto por mais 180 dias.

Também fica autorizada a celebração de convênios de cooperação técnica e financeira entre o município de Campo Alegre e os demais entes da federação que tenham como objetivo dirimir os efeitos da estiagem, bem como a concessão de subsídio aos agricultores e indústrias locais, facilitando o acesso ao crédito com regras específicas.

Créditos: Cada Minuto

sábado, 22 de outubro de 2016

Homem é morto a tiros no Centro da cidade de Campo Alegre

Vítima foi atingida várias vezes na região da cabeça

Um homem identificado apenas por ‘Piu’, foi morto a tiros no início da noite deste sábado, dia 22, entre as ruas São João e Rua do Sol, no Centro de Campo Alegre, interior de Alagoas.

A vítima foi atingida por pelos menos dois disparos na cabeça. O homem chegou a ser socorrido por uma ambulância, chegando em estado grave, porém vivo no hospital do município, onde foram realizados procedimentos de primeiros socorros e encaminhado para Unidade de Emergência em Arapiraca, onde não resistiu e faleceu na própria unidade.

A polícia ainda não tem detalhes de como ocorreu o crime, mas, segundo informações de testemunhas, o criminoso deixou o local a pé, tomando destino ignorado.

Militares do Grupamento de Policia Militar (GPM) do município estão em diligências na intenção de localizar e prender o suspeito.


Créditos: AlagoasWeb

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Perigo: Estrada entre Campo Alegre e São Miguel dos Campos há muito tempo se tornou um tormento para motoristas e passageiros



Não é de hoje que as condições da rodovia AL-220, na estrada que liga o município de Campo Alegre à São Miguel dos Campos, são de chamar atenção das autoridades policiais. São diversos casos registrados de vítimas (motoristas e passageiros) que passam por situações onde ocorrem transtornos e prejuízos aos mesmos. 

São assaltos que ocorrem em plena luz do dia, à noite ou pela madrugada, com rendição do motorista e dos passageiros pelos bandidos, desvio do veículo para canavial e roubo a todos os ocupantes.

Os assaltos ocorridos aumentam a sensação de insegurança entre os usuários das linhas de vans alternativas e ônibus intermunicipais. A impressão que fica é que qualquer um pode ser a próxima vítima, já que a ação dos bandidos são frequentes nesse trecho. 


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Câmara realiza mais uma sessão ordinária: Em pauta três indicações foram aprovadas



Os vereadores do município de Campo Alegre se reuniram em mais uma sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira, dia 19 de outubro, no Plenário Sebastião de Oliveira Gomes. A sessão, que mais uma vez foi comandada pela presidente da Casa a vereadora Jeane Nascimento (PSDB), foi marcada por apresentações e aprovações de indicações e discursos variados dos edis.

O vereador G. Correia (PP) apresentou e teve aprovadas 02 (duas) indicações. Na indicação de nº. 049/2016 esteve reivindicando a implantação de Consultórios Odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde – UBS – PSF: 07, 15, 17 e 18.

G. Correia teve aprovada também a indicação nº. 050/2016 onde o mesmo solicitou a implantação de um Posto do Instituto de Identificação no Distrito de Luziápolis.

A vereadora Rejane (PSDB), teve aprovada, através da indicação nº. 051/2016, onde solicitou a ampliação ou a construção de um prédio maior do Centro de Fisioterapia do Distrito de Luziápolis. 

Após as aprovações das matérias fizeram uso da palavra os vereadores Abelardo Paiva (PRP), G. Correia (PP), Benedito Roberto (DEM), Jura (PSDB) e Jeane Nascimento (PSDB).

A próxima sessão será realizada dia 26 de outubro, a partir das 09:15h, desde já toda a comunidade está convidada a participar.




terça-feira, 18 de outubro de 2016

Homem é preso após tentar matar o cunhado em Campo Alegre


A Rua Petrucio Tenório, no Centro de Campo Alegre, (em frente ao antigo ARCAL),  foi palco, na noite desta segunda-feira (17), de uma tentativa de morte envolvendo pessoas de uma mesma família.

Um homem de 26 anos, identificado como José Ronaldo da Rocha Lima, foi denunciado pela própria irmã, após tentar matar o marido da mulher. O suspeito usou uma faca peixeira na tentativa do crime.

Militares do Grupamento de Polícia Militar (GPM) do município se deslocaram até o local e flagraram o suspeito ainda em via pública, com a faca em punho.

O homem foi imobilizado e preso em flagrante. José Ronaldo foi levado preso e permanece detido a disposição da Justiça, na carceragem da 6ª Delegacia Regional de São Miguel dos Campos.


Com AlagoasWeb