terça-feira, 20 de setembro de 2016

Conheça o trabalho realizado pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado do Povoado Pimenteira



Inaugurado pela prefeitura Municipal de Campo Alegre no dia 04 de junho de 2016, o CMAEE - Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Padre Cícero Romão Batista, localizado no Povoado Pimenteira  atende hoje a mais de 80 crianças e adolescentes com deficiência, nas suas diversas especialidades. Contando com uma área educacional e outra clínica.

Na área educacional é realizado o trabalho de AEE. Ao contrário do que muitos pensam o AEE NÃO é um reforço escolar. De acordo com o Decreto nº 6571, de 17 de setembro de 2008:

O AEE é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Ele deve ser articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. (MEC, 2009).

O CMAEE conta com 04 professoras nas salas de Atendimento Educacional  Especializado (AEE) e 03 auxiliares. Um motorista e uma monitora para buscar e levar os alunos diariamente.

Na área clínica, contamos hoje com 04 profissionais:

Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional. Quando o aluno chega ao CMAEE ele passa pela triagem clínica e pela avaliação pedagógica. A avaliação pedagógica irá identificar as necessidades do atendimento no AEE para que o atendimento seja planejado de acordo com as necessidades individuais de aprendizagem de cada aluno.

A triagem clínica é realizada pela Psicóloga. No primeiro momento, através de entrevistas com as mães e havendo necessidade visita familiar, buscando conhecer cuidadosamente o ambiente no qual a criança está inserida; no segundo momento é realizada a avaliação psicológica e observação das possíveis necessidades de intervenção das demais áreas.

É na triagem que se realiza a avaliação acerca permanência da criança/adolescente no CMAEE, caso ela possua alguma deficiência, ou o encaminhamento para as salas de AEE do município caso a criança/adolescente apresente apenas algum transtorno de conduta ou comportamental que prejudique na aprendizagem ou apresente de fato um Transtorno da aprendizagem: como dislexia, hiperatividade, TDAH.

Após a triagem as crianças/adolescentes que permanecerem no CMAEE receberão atendimentos no AEE e na clínica. De acordo com a necessidade individual de cada criança:

Psicóloga: Realiza inicialmente a investigação da situação psicológica da criança e da família; contribui com o planejamento do trabalho pedagógico; Realiza:

• Investigação pericial acerca da Deficiência Intelectual;

• Estimulação precoce com bebês e crianças pequenas em risco de autismo e Deficiência Intelectual;

• Estimulação para o desenvolvimento de habilidades sociais com crianças autistas, com Síndrome de Down ou com prejuízo na interação social decorrente de outras deficiências;

• Estimulação da autonomia e independência das pessoas com baixa visão ou privação da visão, e déficit auditivo ou privação auditiva;

• Psicomotricidade para as crianças e adolescentes com comprometimento no desenvolvimento psicomotor;

• Atendimento aos pais ou responsáveis com indícios de depressão, sentimentos de rejeição, superproteção ou culpa decorrente da condição da criança;

• Coordenação dos grupos de mães para fortalecimento e troca de experiências e diálogo com as associações da capital;

E por fim, visita domiciliar e na escola para maior conhecimento do ambiente onde a criança está inserida.

Além disso é oferecido atendimento com:

Fisioterapeuta na reabilitação, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Estimulação precoce e estimulação para conquista da autonomia.

Fonoaudióloga na orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso. E cuidado das funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração).

Terapeuta Ocupacional promovendo, potencializando e restaurando habilidades e componentes do desempenho ocupacional, ou seja, componente Físico, Cognitivo, Afetivo e Psicossocial. Cuidando assim do contexto ambiental e sociocultural, que possam incapacitar, dificultar ou alterar o desempenho ocupacional como as atividades de autocuidado, envolvimento social, e lazer, realizando também um trabalho de estimulação e estimulação precoce para aquisição dessas habilidades.

Hoje o CMAEE atende a crianças/adolescentes e suas famílias com:

- Baixa Visão ou Deficiência Visual e Cegueira;
- Paralisia Cerebral;
- Transtornos Global do Desenvolvimento, por exemplo, autismo;
- Síndrome de Down;
- Surdez ou Deficiência Auditiva;
- Deficiência Intelectual;
- Deficiências Físicas;
- Deficiências Múltiplas.

Durante o mês de Agosto, em parceria com a secretaria de saúde, foram realizados mutirões de atendimento com psiquiatra, neurologista e ortopedista para todas as crianças da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário