segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Em Campo Alegre: Mulher cuida de animais em situação de abandono e maus-tratos há cerca de 10 anos



O Blog do Rômulo Melo acompanhou um pouco da rotina da dona de casa Sandra Cássia dos Santos, de 51 anos, que há cerca de dez anos se dedica  a atender em sua casa e nas ruas de Campo Alegre cães e gatos abandonados, sendo de fato, uma apaixonada e protetora dos animais.

É de impressionar a motivação e dedicação de alguém que chega a abdicar da sua vida social, deixando de lado qualquer vaidade para se dedicar inteiramente a animais abandonados. Ela reside com seu esposo, Luiz Gonzaga, que trabalha como professor em uma Escola da Rede Estadual, onde usa parte de seu salário parar arcar tanto para as necessidades básicas quanto para cuidar dos bichos que viviam sem esperança nas ruas de Campo Alegre.

De acordo com ela, os custos para alimentar os animais e ainda oferecer assistência veterinária são altos. 

“Gasto boa parte dos rendimentos da família, por mês, só com ração. Mas ainda preciso correr atrás para pagar os outros gastos. Eu tenho animais que precisam de tratamento médico, por causa de doenças como câncer. Não conto com a colaboração das pessoas; à exceção da agente de saúde Rosilda que mora aqui na Avenida Municipal. Ela não mede esforços: vacina animais alimenta e os medica sempre que pode. Mais pessoas poderiam aderir a essa causa e torná-la não só minha, mas sim de muitos”, desabafou.

Durante a visita realizada observamos a total assistência que Sandra dá na recuperação dos animais. Ela conhece cada animal pelo nome.

“Amo de verdade os animais. Por conta deles estou aqui, e apesar das dificuldades vou em frente, não desisto nunca. Estou aqui para ajudá-los e não deixá-los à própria sorte. Dedico minha vida a eles e mesmo assim me sinto uma pessoa feliz’’, avaliou a cuidadora.

Ela ainda pediu as pessoas, que se sentirem sensibilizadas, que possam estar efetuando doações, seja em dinheiro, ou mesmo em rações, que podem ser entregues na Avenida Municipal nº. 946 onde funciona o seu Projeto denominado de S.O.S Animais: Anjos das Ruas.

Maioria dos animais resgatados chegam lá muito debilitados e necessitam de tratamentos especiais. Mas mesmo assim ela não mede esforços e todos os gastos de alimentação, veterinário, higiene, vacina, são custeados pelo seu esposo, único trabalhador empregado e que tem rendimentos. 

“Não gosto de ver os animais serem maltratados, eles são inocentes e vítimas de pessoas de coração ruim. Eu queria poder ajudar de alguma maneira e como Deus dá jeito pra tudo, ele tem me guiado e dado forças para cuidar desses bichinhos”, disse ela.

O grande sonho de Sandra é adquirir um terreno (pelo menos três tarefas) com tudo que for necessário para a construção adequada de um abrigo para assim ter mais espaço para cuidar dos animais, além de poder ajudar mais os que ainda estão abandonados na rua ou sofrendo maus tratos de seus donos e, principalmente se livrar das constantes reclamações dos vizinhos.


Colabore doando:


- Ração canina e felina, não de qualquer tipo, pois eles não aceitam e, em certas ocasiões, causam diarreia. Qualquer quantidade será bem vinda.
- Material de limpeza doméstica.
- Material de higiene veterinária, p. ex.: xampu, sabonete, carrapaticidas etc.
Doação em dinheiro:
Depósito em conta corrente: Agência: 4639 Op. 003 (Caixa Econômica Federal). Conta:190-2. Vale ressaltar que a associação tem registro e CNPJ.


















Por: Rômulo Melo e Bruna Rafaella




Nenhum comentário:

Postar um comentário